Como garantir seu Auxílio-Acidente com a ajuda de um especialista previdenciário.
Fale com um especialista e saiba se preenche os requisitos para o Auxílio Acidente
O que é o Auxílio Acidente?
O auxílio-acidente é um benefício previdenciário pago pelo INSS ao trabalhador que, após sofrer um acidente de qualquer natureza (inclusive de trabalho), fica com sequelas permanentes que reduzem sua capacidade de exercer atividades laborais. Ele funciona como uma forma de compensação pela perda parcial da capacidade de trabalho.
Diferente do auxílio-doença, o auxílio-acidente não substitui a renda do segurado. Ele é pago como uma indenização mensal, junto com o salário do trabalhador ou com outros benefícios previdenciários compatíveis. Ou seja, a pessoa pode continuar trabalhando e recebendo o auxílio.
Para ter direito, é necessário comprovar o acidente, as sequelas permanentes e a redução da capacidade laboral. Isso é verificado por meio de perícia médica realizada pelo INSS. Importante: não existe prazo de carência mínima de contribuições para a concessão desse benefício, desde que o acidente seja posterior ao início da filiação ao INSS.


Tenho direito ao Auxílio?
O Auxílio-Acidente é destinado a pessoas que ficaram com sequelas permanentes após um acidente! Veja alguns dos requisitos:
Auxílio-Acidente
Ter sofrido um acidente de qualquer natureza (não precisa ser só acidente de trabalho);
Ficar com sequelas permanentes após o acidente, que reduzam a capacidade de trabalho, comprovadas por laudo médico;
Não há carência mínima de contribuições;
O acidente ser posterior ao início da filiação com o INSS

